FABRICIO - SOCIOLOGIA


ASSUNTO: Exercícios                                                                        Dúvidas:fabriciomachadosociologia@ig.com.br


1ª)É a partir de Durkheim “que a Sociologia ganha um formato mais ‘técnico’, sabendo o que e como ela iria buscar na sociedade. Com métodos próprios, a Sociologia deixou de ser apenas uma ideia e ganhou ‘status’ de ciência” (Sociologia / vários autores.  – Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 33). Estabelecendo que a sociologia tem como seu principal objeto de estudo os fatos sociais, Durkheim atribuiu aos mesmos três características.  Quais são elas?
a) Exterioridade, organização e extensão.
b) Exterioridade, coerção e generalidade. 
c) Organização, recorrência e generalidade.
d) Normatividade, coerção e extensão.
e) Interdependência, organização e generalidade.

2ª)“Durkheim presenciou algumas das mais importantes criações da sociedade moderna, como a invenção da eletricidade, do cinema, dos carros de passeio, entre outros. No seu tempo, havia um certo otimismo causado por essas invenções, mas Durkheim também percebia entraves nessa sociedade moderna: eram os problemas de ordem social.” (Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 33).  Considerando a teoria sociológica elaborada por esse autor e seu estudo sobre a divisão do trabalho  social, assinale qual alternativa está correta.
a) Para Durkheim a divisão do trabalho é antes de tudo um conceito que explica as desigualdades na moderna sociedade capitalista.
b) A divisão do trabalho social para Durkheim expressa a contradição existente entre as diferentes funções da sociedade como um todo.
c) Para Durkheim a divisão do trabalho social resulta das relações de cooperação entre as diferentes atividades sociais que integram a sociedade.
d) Para Durkheim a divisão do trabalho permite perceber como cada função social só se realiza na sua relação de
conflito com uma outra função social.
e) Para Durkheim só podemos entender a divisão do trabalho social se buscamos entender como são regulamentadas as classes produtivas.

3ª)A relação indivíduo e sociedade é um dos eixos dos estudos sociológicos. Sobre esse assunto, um dos autores clássicos da Sociologia observa a primazia da sociedade e dos grupos sociais, que exercem determinado tipo de coerção sobre os indivíduos, fazendo-os assumir papéis sociais específicos em relação a determinados fenômenos particulares.
Trata-se, nesse caso, de.
A) Karl Marx.
B) Max Weber.
C) Augusto Comte
D) Émile Durkheim.
E) Herbert Spencer.
4ª) A educação, como instituição, é um dos mais importantes instrumentos de socialização utilizados modernamente. Sobre esse tema, é correto afirmar:
A) O processo educacional distancia-se da cultura, porque esta última se apoia no senso comum.
B) As crianças, nas sociedades chamadas “primitivas”, não passaram por nenhum processo educacional.
C) As instituições educacionais têm como maior objetivo preservar a tradição e impedir qualquer inovação cultural.
D) A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir as suas tradições e seus costumes aos mais
jovens.
E) A família é que, mesmo nas sociedades modernas, detém o poder de preparar os jovens para o desempenho de
papéis ocupacionais.
5ª)O lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do positivismo na formação política do Estado brasileiro.
 Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema. 
 a) Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução natural da nação.
b) Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas.
c) Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios dos ricos. 
d) Ideal de superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.
e) Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social. 

6ª)“O nome “positivismo” tem sua origem no adjetivo “positivo”, que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do “cientificismo”, isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicaria a realidade e a sua participação nela” (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução a ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.). Sobre o positivismo assinale a alternativa correta.
(A) O positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando à obtenção de resultados claros, objetivos e completamente correto.
b) O positivismo não derivou de nenhum método de investigação das ciências da natureza e sim criou o seu próprio método investigativo.
c) O positivismo foi uma teoria criada por Émile Durkheim para explicar os fatos sociais.
d) O positivismo baseava suas explicações nas explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.
e) O positivismo não busca a certeza de nada e se baseia em explicações abstratas..    

7ª) Compreender as características das sociedades capitalistas tem sido a preocupação da Sociologia desde o início da sua consolidação como ciência da sociedade no final do século XIX. Nesse período, o capitalismo se configurava como uma nova forma de organização da sociedade caracterizada por novas relações de trabalho. Essas mudanças levaram os pensadores da sociedade da época a indagações e à elaboração de teorias explicativas dessa dinâmica social, sob diferentes olhares e posicionamentos políticos.” (Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2007, p.10).
 Considerando as circunstâncias históricas que em meados do século XIX explicam o surgimento da sociologia, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Para Augusto Comte o conhecimento da sociedade,  no século XIX, não mais podia depender das crenças religiosas e das explicações metafísicas. 
b) Entre os acontecimentos que explicam o surgimento da sociologia estão a Revolução Francesa e a Revolução Industrial
c) O criador do termo sociologia, para explicar a transformação do espírito humano, elaborou uma lei que chamou de lei dos três estados. 
d) O avanço do conhecimento científico é um dos principais fatores que explicam o surgimento da sociologia. 
e) Augusto Comte, para explicar a moderna sociedade industrial, elaborou e definiu o conceito de mais valia.

8ª)(UFPA) A cultura é compreendida como um conceito polissêmico e suas características demonstram que ela pode, contraditoriamente, ser estática e dinâmica. Ao considerar-se estas ponderações acerca das culturas, é correto afirmar:
(A) Apesar de ser contemporânea, a busca pela qualidade de vida é uma constante nas sociedades e culturas humanas que está ligada à luta pela sobrevivência e ao modo de viver das pessoas em situação em que não há conflitos e diferenciação sociais.
(B) O consumismo é uma prática que visa à satisfação das necessidades criadas no estágio atual do capitalismo, e é incentivado pelos meios de comunicação. O desejo de consumo, que está vinculado à cultura greco-romana,já fora registrado durante o capitalismo industrial. 
(C) A busca pela conquista do corpo belo e saudável está presente em várias sociedades. O que varia são as estratégias e os parâmetros para definir saúde e beleza ao longo do tempo e conforme as realidades sociais.
d) As concepções locais sobre desenvolvimento e sucesso estão presentes em planejamentos governamentais da América Latina e influenciaram ações em projetos econômicos e culturais existentes desde meados do século XX.
e) Culturas estão presentes desde o surgimento da sociedade humana e, desde esse período as alterações somáticas e culturais são perceptíveis mediante observação das diversas práticas políticas e econômicas das populações ameríndias.

9ª)(UFPA) Acreditava-se nos primórdios da Sociologia, como aliás com relação às Ciências Sociais de uma maneira geral, ser possível atingir a mesma neutralidade objetividade  que se imaginava poder atingir nas  ciências naturais. Por isso essa  nova ciência da sociedade recebeu inicialmente o nome de Física Social e só posteriormente passou a ser denominada de Sociologia. Entre as alternativas abaixo NÃO expressa uma perspectiva desse momento inicial da Sociologia é:
a) Os métodos das Ciências Naturais poderiam e deveriam ser aplicados aos estudos sobre a  sociedade.
b) Havia a necessidade de  desenvolver técnicas  racionais para controlar os conflitos criados  pelas sucessivas crises do século XIX.
c) A única fonte legítima da  Ciência seria experiência externa.  O testemunho da  consciência e as experiências subjetivas fonte de observação científica, não tinham valor.
d) Acreditava-se que seria compreender e controlar racionalmente a  natureza com o objetivo  de encontrar mecanismos capazes de preservação do meio ambiente, pois que  os danos ambientais causados pela aplicação da tecnologia na esfera da produção podem causar  sérias consequências as  gerações futuras.
e) O fundamento inicial da Sociologia era o método positivo, alicerçado em um conjunto hierarquizado de ciências. Na larga base dessas ciências encontrava-se a Matemática e, em seu vértice, a Sociologia.

10ª)(UFPA)Augusto Comte identificou os movimentos vitais da  sociedade como  dinâmicos e estáticos. Em relação a  esses movimentos, é correto afirmar que o movimento dinâmico
a) se refere à velocidade na produção industrial da  Europa do século XIX.
b) representa mudanças nos modos de vida em  sociedade para formas  mais complexas.
c) preserva a base de todas as instituições sociais  totalizantes.
d) proporciona a coesão das instituições e a   competição entre os indivíduos.
e) incentiva a manutenção da ordem, valendo-se de    modos tradicionais de viver em
sociedade