WILLER - BIOLOGIA


TEMA: SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO – A GRANDE E A  PEQUENA CIRCULAÇÃO HUMANA.

1 – Grande Circulação ou Circulação Sistêmica.
Trajeto:
      1) Sístole ou contração do V. E.( Ventrículo Esquerdo )
2)                 Sangue arterial no interior da A.A. ( Artéria  Aorta )
3)                 A.A. em sua trajetória pelo nosso corpo vão ramificando outras artérias, cada uma penetra em seu órgão específico.
4)                 No interior de  cada órgão, cada uma que veio da A.A. ramifica e forma as arteríolas e estas formam os capilares arteriais, que entram em contato com as células dos tecidos, neste momento entre as células dos tecidos e o sangue no interior dos capilares arteriais do corpo, ocorre o Efeito Bohr, o sangue que era arterial transformou para venoso, isto ocorreu devido ter difundido do sangue para as células; O2  e nutrientes e das células  para o sangue CO2   e excretos, ai o sangue venoso fará seu trajeto para retornar ao coração.
5)                 Capilares venosos se reúnem e formam as vênulas, estas formam as veias, tudo isso acontece no interior dos órgãos.
6)                 Veias dos órgãos das partes inferiores do corpo convergem lançando  sangue venoso na V.C.I. ( Veia Cava Inferior ) e as Veias das partes superiores do corpo convergem lançando sangue venoso na V.C.S. ( Veia Cava  Superior ), as 2 V.C. ( Veias Cavas ) então lançam este sangue no A.D. ( Átrio Direito ) do coração.
7)                 O A.D. recebe este sangue em diástole, terminando a Grande Circulação.
                                                                                                                                                               

Importância desta circulação – oxigenar e nutrir as células dos nossos tecidos do corpo e retirar das mesmas CO2 e excretos.
NOTA : A passagem do sangue venoso do A.D. Para o V.D., é uma transição entre o término da grande e o início da pequena circulação.

2 – Pequena Circulação ou Circulação Pulmonar.
Trajeto:
1)                 Síśtole do V.D. ( Ventrículo Direito )
2)                 Sangue venoso na  A.P. ( Artéria Pulmonar )
3)                 Esta sai única deste ventrículo, ao sair do coração ramifica em 2 artérias pulmonares que são: A.P.D. ( Artéria Pulmonar Direita ) e A.P.E. ( Arteria Pulmonar Esquerda ),cada uma penetra em seu  respectivo pulmão.
4)                 No interior de cada pulmão, ramifica em arteríolas pulmonares e estas em capilares arteriais pulmonares, não esqueçam, únicos vasos arteriais do nosso corpo que conduzem sangue venoso, são: Artérias, Arteríolas e Capilares arteriais pulmonares.
5)                 Entre o sangue venoso no interior dos capilares arteriais pulmonares e o ar no interior dos alvéolos pulmonares, ocorre o fenômeno biológico que caracteriza a pequena circulação denominado de Hematose, onde o sangue venoso transforma em sangue arterial, isto se deve as trocas gasosas que acontecem entre o sangue e o ar, difunde do ar para o sangue Oe do sangue para o ar difunde o CO2, este sai com o ar na expiração.
6)                 O sangue arterial vai retornar ao coração e realiza o seguinte trajeto: capilares  venosos pulmonares, estes formam as vênulas pulmonares e estas formam as Veias Pulmonares ( V.P.), não esqueçam novamente, os únicos vasos venosos pulmonares que conduzem sangue arterial são: Capilares Venosos Pulmonares, Vênulas Pulmonares e Veias Pulmonares.
7)                 As V.P. então conduzem o sangue arterial para o V.E. ( Ventrículo Esquerdo ), este recebe o sangue em diástole, onde termina a pequena circulação.

Importância desta circulaçâo : levar oxigênio para o nosso sangue, oxigenando-o e retirar deste e consequentemente do nosso organismo o gás carbônico.

NOTA : A  passagem do sangue arterial do A.E. para o V.E., representa uma transição entre o término da pequena e o início da grande circulação.

AS VÁLVULAS DO CORAÇÃO ( VÁLVULAS CARDÍACAS )
São 4, sendo: Tricúspide ou Átrio Ventrícular Direita.

                       Bicúspide ou Átrio Ventrícular Esquerda.
                          
                        Sigmóide ou Semilunar  Pulmonar.

                        Sigmóide ou Semilunar Aórtica.

LOCALIZAÇÃO E FUNÇÃO DE CADA UMA DELAS:
1)                 Tricúspide – localizada entre o A.D. e o V.D., impede o refluxo sanguíneo do V.E. para o A.E., quando o V.E. realiza sístole e lança sangue no interior da A.P.
2)                 Bicúspide – localizada entre o  A.E. e o  V.E., impede o refluxo sanguíneo  do V.E. para o A.E., quando o V.E. realiza sístole e lança sangue na A.P.
3)                 Sigmóide Pulmonar – localizada  no V.D. na base de saída da A.P., impede o refluxo sanguíneo do interior da A.P. para o V.D.
4)                 Sigmóide Aórtica – localizada no V.E., na base de saída da A.A., impede o refluxo sanguíneo do interior da A.A. para o V.E.


PARA  ANALISAR E FORMULAR UMA LINHA DE RACIOCÍNIO PARA AS 2 INDAGAÇÕES ABAIXO;
1)                 Quando os átrios realizam sístoles e os  ventrículos diástoles, como se comportam as válvulas cúspides e as sigmóides nestes momentos ?
2)                 Quando os átrios realizam diástoles e os ventrículos sístoles, como se comportam as válvulas cúspides e as sigmóides nestes  momentos ?