PEDRO PAULO - FISICA


01- (Uepa) Na parte final de seu livro, Discursos e demonstrações concernentes a duas novas ciências, publicado em 1638, Galileu Galilei trata do movimento de um projétil da seguinte maneira:
“Suponhamos um corpo qualquer, lançado ao longo de um plano horizontal, sem atrito; sabemos... que esse corpo se moverá indefinidamente ao longo desse mesmo plano, com um movimento uniforme e perpétuo, se tal plano for ilimitado”.
O princípio físico com o qual se pode relacionar o trecho destacado acima é:
a) o Princípio da Inércia ou 1a Lei de Newton.
b) o Princípio Fundamental da Dinâmica ou 2a Lei de Newton.
c) o Princípio da Ação e Reação ou 3a Lei de Newton.
d) a Lei da Gravitação Universal.
e) o Teorema da Energia Cinética.

02-Superman, famoso herói das histórias em quadrinhos e do cinema, acelera seu próprio corpo, freia e faz curvas sem utilizar sistemas propulsores, tais como asas e foguetes, dentre outros. É possível a existência de um herói como o Superman? Fundamente sua resposta em leis físicas.

03-Analise as proposições a seguir:
I. O cinto de segurança, item de uso obrigatório no trânsito brasileiro, visa aplicar aos corpos do motorista e dos passageiros forças que contribuam para vencer sua inércia de movimento.
II. Um cachorro pode ser acelerado simplesmente puxando com a boca a guia presa à coleira atada em seu pescoço.
III. O movimento orbital da Lua ao redor da Terra ocorre por inércia.
Estão corretas:
a) I, II e III; c) Somente II e III; e) Somente I.
b) Somente I e II; d) Somente I e III;

04- O bloco da figura tem massa igual a 4,0 kg e está sujeito à ação exclusiva das forças horizontais F1 e F2:




Sabendo que as intensidades de F1 e de F2 valem, respectivamente, 30 N e 20 N, determine o módulo da aceleração do bloco.

05-Uma caixa contendo livros, com massa igual a 25 kg, será arrastada a partir do repouso sobre o solo plano e horizontal sob a ação de uma força constante F de intensidade 160 N, representada na figura abaixo:
Sabendo-se que ao longo do deslocamento a caixa receberá do solo uma força de atrito de intensidade 50 N, pede-se determinar:
a) a intensidade da aceleração que será adquirida pela caixa;
b) o intervalo de tempo que ela gastará para percorrer os primeiros 2,4 m.

06-Na Terra, num local em que a aceleração da gravidade vale 9,8 m/s2, um corpo pesa 49 N. Esse corpo é, então, levado para a Lua, onde a aceleração da gravidade vale 1,6 m/s2.
Determine:
a) a massa do corpo;
b) seu peso na Lua.

07-Um bloco de massa 2,0 kg é acelerado verticalmente para cima com 4,0 m/s2, numa região em que a influência do ar é desprezível.
Sabendo que, no local, a aceleração da gravidade tem módulo 10 m/s2, calcule:
a) a intensidade do peso do bloco;
b) a intensidade da força vertical ascendente que age sobre ele.

08-O gráfico abaixo mostra como varia a intensidade da força de tração aplicada em uma mola em função da deformação estabelecida:

09-Leia a tirinha a seguir:
Papai-Noel, o personagem da tirinha, é reconhecidamente bastante opulento e rechonchudo.
Suponha que ele esteja na Terra, na Lapônia, e que a balança utilizada se encontre em repouso, apoiada sobre o solo horizontal.
Considere que, na situação de repouso, Papai-Noel exerça sobre a plataforma da balança uma compressão de intensidade 1 200 N.
A respeito do descrito, são feitas as seguintes afirmações:
I. O peso do Papai-Noel, na Terra, tem intensidade 1 200 N.
II. A plataforma da balança exerce sobre Papai-Noel uma força de intensidade 1 200 N.
III. Papai-Noel exerce no centro de massa da Terra uma força atrativa de intensidade menor que 1 200 N.
IV. O peso de Papai-Noel e a força que a plataforma da balança exerce sobre ele constituem entre si um par ação-reação.
É (são) verdadeira(s):
a) somente I e II; d) somente I, III e IV;
b) somente II e III; e) todas as afirmativas.
c) somente I, II e III;

10-Um astronauta, do qual desprezaremos as dimensões, encontra-se em repouso no ponto A da figura 1, numa região do espaço livre de ações gravitacionais significativas. Oxyz é um referencial inercial. Por meio de uma mochila espacial, dotada dos jatos (1), (2) e (3), de mesma potência e que expelem combustível queimado nos sentidos indicados na figura 2, o astronauta consegue mover-se em relação a Oxyz.


11-Para colocar um bloco de peso 100 N na iminência de movimento sobre uma mesa horizontal, é necessário aplicar sobre ele uma força, paralela à mesa, de intensidade 20 N. Qual o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a mesa?

12-Um avião de massa 4,0 toneladas descreve uma curva circular de raio R = 200 m com velocidade escalar constante igual a 216 km/h. Qual a intensidade da resultante das forças que agem na aeronave?

13-Na situação esquematizada na figura, desprezam-se os atritos e a influência do ar. As massas de A e B valem, respectivamente,3,0 kg e 2,0 kg. Sabendo-se que as forças F1 e F2 são paralelas ao plano horizontal de apoio e que |F1| = 40 N e |F2| = 10 N, pode-se afirmar que a intensidade da força que B aplica em A vale:

a) 10 N; b) 12 N; c) 18 N; d) 22 N; e) 26 N.