ASSUNTO: Zoologia – Filo dos Poríferos e Cnidários MATERIAL 01
PHYLUM PORIFERA
|
Pertencem aos parazoários, pois seguem uma linha evolutiva diferente daquela que deu origem aos demais filos, logo não apresentam tecidos diferenciados. São representados pelas esponjas, sendo conhecidos cerca de 5 mil espécies.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
♥ Filtradores
♥ Possuem forma e cores variadas
♥ Sésseis (fixos)
♥ São assimétricos ou de simetria radiada
♥ Podem viver isolados ou em colônias
MORFOLOGIA
ORGANIZAÇÃO CITOLÓGICA
♥ Pinacócitos: Células achatadas que, justapostas, formam a camada dermal.
♥ Coanócitos: Células flageladas e providas de um colarinho. Revestem a camada atrial.
♥ Porócitos: Células tubulosas que constituem inúmeros poros.
♥ Miócitos: Células alongadas e contrácteis, que formam esfíncter em torno dos poros e do ósculo.
♥ Amebócitos: Células que realizam movimentos amebóides e diversas funções, dividindo-se em:
Arqueócitos: Amebócitos que realizam diversas funções: recebem, digerem e distribuem o alimento, além de formar os elementos reprodutores: espermatozóides, óvulos e gêmulas.
Escleroblastos: Células que secretam as espículas minerais
Espongioblastos: Células que secretam espongina.
TIPOS ESTRUTURAIS
♥ Ascon: Possui parede fina e possui poros inalantes que se abrem diretamente na espongiocela.
Poroàátrio àósculo
♥ Sícon: Possui projeções na parede do corpo denominadas de canais radiais.
Poro à canal inalanteà canal radialà
canal exalanteà átrio àósculo
♥ Lêucon: Possui uma parede do corpo mais espessa, a qual é percorrida por um complicado sistema de canais. Alem dos canais também possuem câmaras vibráteis.
Poro à canal inalanteà câmara vibrátilà
canal exalanteà átrio àósculo
FUNÇÕES VITAIS DOS SERES VIVOS (PORÍFEROS) E AS RELAÇÕES COM A ADAPTAÇÃO DESSES ORGANISMOS A DIFERENTES AMBIENTES
♥ Sistema Digestório: Ausente, com digestão intracelular. Os coanócitos capturam e digerem o alimento que é repassado para os amebócitos para ser feita a distribuição para o restante das células.
♥ Sistema Urinário: Ausente, sendo que as excretas são eliminadas por difusão para o meio externo através do osculo.
♥ Sistema Respiratório: Ausente com respiração aeróbia, sendo realizada por difusão. O oxigênio é capturado diretamente da água pelos coanócitos e distribuído pelos amebócitos.
♥ Sistema Cardiovascular: Ausente.
♥ Sistema Nervoso: Ausente.
♥ Sistema Tegumentário: Externamente o corpo é revestido pelos pinacócitos (pinacoderme) e internamente por coanócitos (coanoderme). Entre ambas encontramos o meso-hilo, basicamente gelatinoso onde encontramos algumas células imersas.
♥ Sistema Esquelético: Composto por espículas, as quais podem ser minerais do tipo calcárea ou silicosas e orgânica constituída por uma rede de fibras de espongina.
REPRODUÇÃO
♥ Sexuada: Ocorre troca de gametas e o desenvolvimento é indireto com formação de uma larva ciliada, anfiblástula, a qual é livre e nadante. Podem ser hermafroditas ou de sexos separados.
♥ Assexuada por brotamento: Um novo individuo se origina a partir da esponja “mãe”, ele pode continuar fixo dando origem a uma colonia de esponjas ou pode se desprender formando um novo ser isolado.
♥ Assexuada por fragmentação: As esponjas possuem uma alta capacidade regenerativa, cada pedaço perdido pode originar uma nova esponja.
CLASSIFICAÇÃO
♥ Calcárias: Possuem espículas de carbonato de cálcio.
♥ Hexactinélidas: Possuem espículas silicosas
♥ Desmopôngias: Possuem espículas silicosas, fibras de espongina ou ambas.
ACIDENTES COM ESPONJAS
|
PHYLUM COELENTERATA
|
Os celenterados ou cnidários são os primeiros seres da escala evolutiva a possuírem uma cavidade digestiva, na qual ocorre parte da digestão dos alimentos. Além disso, são os primeiros animais a possuírem células nervosas. As águas-vivas são os seres mais conhecidos deste filo.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
♥ Possuem cnidócito;
♥ São diblásticos;
♥ Possuem simetria radiada;
♥ Podem viver em colônias ou isolados;
♥ Possuem movimentos de jato-propulsão ou cambalhota;
TIPOS MORFOLÓGICOS
ORGANIZAÇÃO CITOLÓGICA
♥ Epitélio-musculares ou Mio-epiteliais: Células responsáveis pela contração do corpo em resposta a um estimulo nervoso.
♥ Células intersticiais: Regeneração
♥ Células sensitivas: Percepção dos estímulos nervosos.
♥ Epitélio-digestivas: Digestão intracelular dos alimentos.
♥ Células glandulares: Digestão extracelular dos alimentos
♥ Células flageladas: Auxiliam na digestão
♥ Cnidoblasto: Células urticantes, responsáveis pela defesa e captura de alimentos. Podem ser divididos em glutinantes, penetrantes e volventes.
♥ Sistema Digestório: Incompleto com apenas boca, a qual é circunda por inúmeros tentáculos. O alimento é parcialmente digerido pela cavidade gastrovascular e posteriormente pelas células que a reveste, logo apresentam digestão tato intracelular quanto extracelular;
♥ Sistema Urinário: Ausente, as excretas são eliminadas pela boca para o meio externo.
♥ Sistema Respiratório: Ausente com respiração aeróbia sendo realizada por difusão.
♥ Sistema Cardiovascular: Ausente.
♥ Sistema Nervoso: Presente sendo constituído por uma rede de células nervosas localizadas na mesógleia. Apresentam arco-reflexo e células fotossensíveis;
♥ Sistema Tegumentário: Externamente encontramos a epiderme que é formada por uma camada celular com fibras musculares e internamente a gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular. Entre ambas encontramos a mesógleia, camada gelatinosa que corresponde a 98% do corpo das medusas.
♥ Sistema Esquelético: Presente em alguns antozoários, corais, que secretam um exoesqueleto de carbonato de cálcio.
REPRODUÇÃO
Geralmente ocorre por alternância de gerações (metagênese) onde pólipos originam medusas assexuadamente e medusas originam pólipos sexuadamente. Existem espécies hermafroditas e dióicas e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto com presença de larva denominada de plânula.
CLASSIFICAÇÃO
♥ Hydrozoa: Apresentam representantes tanto no meio marinho quanto no meio dulcícola. São predominante hidras. Podem apresentam três ciclos de vida, o que só se desenvolve pólipo, o que só se desenvolve medusas e o que apresenta alternância de gerações.
♥ Anthozoa: Representada por apenas indivíduos morfologicamente pólipos, os quais podem viver isolados como as anêmonas-do-mar ou em colônias como os corais. A reprodução pode ocorrer de forma sexuada com desenvolvimento indireto e assexuada principalmente por divisão longitudinal do corpo.
ACIDENTES CAUSADOS CNIDÁRIOS
Efeitos tóxicos: dor intensa, vermelhidão e inchaço da pele, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldades na respiração, suor intenso, naúsea e vômitos. Ainda podem surgir efeitos alérgicos imediatos ou mais tardios.
|